[ The Letter ]

abertura: 27/03/2014
até: 27/04/2014

Exposição 'The letter' reúne obras de Júnior Suci, Kátia Fiera, Mônica Rubinho e Sidney Philocreon, e discute o tempo da criação e o tempo da fruição na arte.


The Letter ou A Carta, título dado a este projeto, surge em primeiro plano como uma metáfora sobre o tempo, que como nas correspondências, estabelece campo para as particularidades, elaboração, confecção e interpretação de conteúdos.


Para o presente projeto consideramos esta característica de temporalidade como princípio e fundamento das respectivas produções em artes visuais do grupo expositor, em um movimento contrário à automação e quantificação industrial.


Paralelamente também assume um papel metafórico quando pensado sobre o aspecto de envio de informação que representa uma correspondência, e que aqui assume duas características em diálogo: a primeira, mais original, é evidenciada através de obras autorais cujas características formais e estéticas são distintas em seus processos de elaboração; já a segunda, investiga e coloca em questão aspectos contemporâneos da geração de imagens em tempos de ferramentas portáteis como celulares, tablets e máquinas digitais, fator comum na sociedade contemporânea.



Produzir imagens não é um gesto simplório e superficial para um artista; ao contrário, é um ato responsável  com seus ideais de plasticidade, de conceito, e de posicionamento diante do mundo. A presença destas ferramentas de registro fotográfico em maciça oferta qualifica situações, além de geolocalizar e implementar  socialmente, mas quase sempre abre mão de um pensamento mais elaborado e estético acerca deste fazer, que vai ser compartilhado através das engrenagens de multiplicação e proliferação de informação no campo virtual.


O aumento da oferta de filtros, efeitos e artifícios digitais para tratamento de imagens se manifesta para que alguma qualidade interpretativa, autoral e singular seja agregada a esta produção imagética. São ferramentas e aplicativos que circulam junto com os dispositivos portáteis de imagem digital e que auxiliam neste processo de tornar visualmente mais interessante este conteúdo massivo.


Lidar com este diálogo de correspondência social contemporânea através da imagem é um dos objetivos deste projeto, que propõe a observação do tempo de confecção do trabalho do artista e o tempo de pensar uma imagem.

Desse modo, a exposição apresenta através de um conjunto de reflexões e em diversas formalizações, as relações entre tempo de criação e tempo de fruição; tempos estes que merecem ser respeitados e valorizados para a manutenção da possível comunicação humana.


 Serviço:
THE LETTER
Trabalhos de Júnior Suci, Kátia Fiera, Mônica Rubinho e Sidney Philocreon.
Funarte MG.
Rua Januária, 68, Floresta, Belo Horizonte
(31) 3213-3084.
Terça e quarta, das 13h às 19h; quinta a domingo, das 14h às 20h.

26/04 encontro com os artistas e lançamento do catálogo 16.30 -18.30 h. - sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário